1Gestão da Transparência, Informações e Serviços
Disponibiliza todos os dados públicos, direito constitucional, Lei nº 12.527/2011. O SIAP apresenta todas essas informações de forma simples visando que todo cidadão tenha acesso fácil. O SIAP também disponibiliza emissão de certidões negativas de débitos, segunda via de contas, acesso aos processos administrativos e muitos outros serviços.
2Gestão do Planejamento Governamental
O SIAP faz a gestão completa da execução orçamentária, garantindo a execução do Plano Plurianual, bem como a Lei de Diretrizes Orçamentárias. Possui uma plataforma de relatórios com visão geral do orçamento visando apresentar aos gestores informações decisivas para tomada de decisões. O SIAP atende as exigências da Lei 4.320/64.
3Gestão de Contabilidade e Tesouraria
O SIAP faz a gestão completa da execução de receitas e despesas dentro da estrutura do plano de contas. Controle dos exercícios, da execução de empenhos, conciliação bancaria, controle dos 25% da Educação e integração com a prestação de contas junto aos órgãos competentes, como SIACE, PRODEMGE e SAICE. O SIAP atende as exigências da Lei 4.320/64.
4Gestão de Compras e Licitações
O SIAP faz a gestão completa do processo de compras, parametrização total para o controle licitatório, desde abertura a finalização do processo de contratação. Controle dos produtos e serviços comprados e contratados.
5Gestão de Almoxarifado
O SIAP faz a gestão completa do estoque do almoxarifado, controlando entradas e saídas de produtos de forma simples e descomplicada. Alarmes de níveis de estoque, relatórios por tipo, marca, modelo e muitos outros.
6Gestão Patrimonial
O SIAP faz a gestão completa do patrimônio do município, registrando as movimentações, sejam elas entre órgãos da municipalidade ou a terceiros, transferências de bens, baixas, manutenções, reavaliações de bens, cessões e termos de comodato, emissões de anexos diversos e relatórios de inventario patrimonial, organograma, termos de responsabilidade patrimonial, balanço patrimonial e relatórios da totalização dos subgrupos por unidade administrativa.
7Gestão de Frotas
O SIAP faz a gestão e controle geral de frotas, manutenções de veículos e máquina, bem como o seu abastecimento, documentação, controle de motorista, multas, consumo médio, itinerário, prontuários e controle das manutenções.
8Gestão de Obras Públicas
O SIAP permite a gestão completa de execução de obras públicas visando controlar e gerir cada obra por centro de custo e suas respectivas contas de origem dos recursos aplicados na execução. Com o SIAP o controle orçamentário das obras se torna simples e de fácil analise para tomada de decisão.
9Gestão de Protocolos
O SIAP permite a gestão completa dos protocolos administrativos e de atendimento, sejam abertos pelo cidadão ou por necessidades internas. Faz a completa gestão de tramitação com um moderno mecanismo de tramitação, baseado em um workflow totalmente customizável conforme a realidade de cada órgão.
10Folha de Pagamento e Gestão de Pessoal
O SIAP permite a gestão completa do departamento de recursos humanos, seguindo as exigências do estatuto municipal e CLT. A folha de pagamento se torna simples de ser gerida, pois o sistema é totalmente parametrizável. A gestão de benefícios é executada de forma simples e controlada. Ë possível de integração com sistemas de cartão ponto.
11Gestão de Tributos
O SIAP permite a gestão total da arrecadação tributária do município, seguindo as exigências do Código Tributário Municipal. Com uma vasta parametrização, o sistema controla de forma eficaz todos os cálculos necessários para arrecadação, IPTU, ISS, ITBI, Dívida Ativa e todas as demais guias de recolhimento. Uma plataforma de relatórios extensa para análise e cruzamento de dados acompanha esse modulo, visando a tomada de decisões de forma rápida e clara.
12Gestão de Leis Municipais
O SIAP permite a gestão completa das leis municipais, sejam elas Ordinárias, Complementares, Decretos Legislativos, Decretos Municipais, Resoluções, Emendas a Lei Organiza. O SIAP permite o detalhamento completo, como a classificação por assunto, situação atual, publicação da lei, tramites, votação, temas, artigos, autores, redações completas, opções de anexos. É possível de forma simples monitorar as alterações e revogações das leis do município.
13Gestão de Documentos
O SIAP permite a gestão completa de documentos, com o controle geral de versões, autores, assuntos, destinatários e muitos com objetivo de manter a rastreabilidade dos documentos tramitados ou manuseados pelo município.
14Gestão da Saúde
O SIAP permite a gestão completa de todo o sistema de saúde municipal, UBS, UPA, Pronto Socorro e Hospitais. Controle total de pacientes e profissionais, agendamento de consultas, encaminhamentos ambulatoriais, prontuário de atendimento, controle de exames laboratoriais, farmácia com controle de distribuição de medicamentos. Integração total com o SUS.
15Gestão Escolar
O SIAP permite a gestão completa do sistema de educação do município. Controle de alunos, frequência, notas, itinerário de transporte, boletim escolar online, histórico escolar, calendário escolar. Controle de professores, agenda pedagógica, matriculas, transferências. Totalmente integrado aos órgãos estaduais e federais.
16Gestão de Contratos e Convênios
O SIAP permite a gestão total de Convênios e Contratos. Execução orçamentária, prestação de contas. Controle de contratos e aditivos.
17Gestão de Biblioteca
O SIAP permite a gestão completa da Biblioteca. Cadastramento de unidades, autores, assuntos, editoras, gêneros, idiomas. Gestão de empréstimo de volumes, devoluções e alertas de devolução, reserva para empréstimo futuro.
18Gestão de Atendimento
O SIAP permite a gestão completa de senhas e filas, para todas as unidades de atendimento, sejam elas de protocolo, saúde, educação e demais departamentos que façam atendimento ao público.
19Gestão de Nota Fiscal Eletrônica
O SIAP permite a gestão completa de emissão, escrituração eletrônica, para pessoas físicas ou jurídicas. Disponível para todas as empresas enquadradas nas atividades no CTM, Código Tributário Municipal, sujeitas ao ISSQN. Facilidade na emissão das NF’s, emitindo automaticamente as guias de arrecadação de ISS. O sistema atende as exigências e especificações da ABRASF para a gestão do ISS.
20Ouvidoria Pública
O Sistema permite o cadastro de assuntos, tendo a possibilidade de definir local padrão para onde este assunto será enviado, bem como um usuário padrão. Tanto o local como o usuário são buscados do organograma do órgão e do cadastro de funcionários respectivamente.
O Sistema permite ainda o cadastro de instruções para cada assunto afim de auxiliar o usuário no momento da abertura do processo de ouvidoria de forma que seja possível a formatação do texto com várias opções disponíveis.
O interessado pode através da WEB acompanhar todas as movimentações de um processo de ouvidoria, contendo as seguintes informações mínimas: Origem, data e hora de envio, finalidade, despacho do trâmite, data e hora de recebimento, destino.
O Sistema permite ainda o cadastro de instruções para cada assunto afim de auxiliar o usuário no momento da abertura do processo de ouvidoria de forma que seja possível a formatação do texto com várias opções disponíveis.
O interessado pode através da WEB acompanhar todas as movimentações de um processo de ouvidoria, contendo as seguintes informações mínimas: Origem, data e hora de envio, finalidade, despacho do trâmite, data e hora de recebimento, destino.
21Assistência Social
O Sistema permite o cadastro das unidades de Assistência Social, com as informações do tipo de unidade, data de criação, endereço, documentos, contatos, nome da unidade, dados comerciais, o cadastro de programas sociais e o cadastro da família de acordo com o S.U.A.S. – Sistema Único de Assistência Social do Governo Federal, com as seguintes informações: Data de cadastro, classificação social da família, membro da família, parentesco, endereço da família. É possível que ao cadastrar um membro da família a busca na base da Prefeitura afim de que não haja duplicação de cadastro de pessoas.
22Execução Judicial
O Sistema permite o cadastro de Tipos de Prognósticos (Ex. Riscos - Alto, Baixo, Médio) com numeração sequencial e campo para descrição por parte do usuário com a finalidade de classificação de processos judiciais cadastrados.
É possível a inclusão do cadastro de Objetos (Ex. Mobiliário, Imobiliário, Contribuinte) com numeração sequencial e campo para descrição por parte do usuário com a finalidade de classificação de processos judiciais a serem cadastrados. É possível a inclusão das Situações (Ex: Encerrado, Aguardando Decisão do STJ, Aguardando Decisão de Embargos) com numeração sequencial e campo para descrição por parte do usuário com a finalidade de classificação de processos judiciais a serem cadastrados.
23Aprovação de Projetos
O Sistema permite o cadastro de fiscais do município, de engenheiros do município, de pessoas responsáveis pela aprovação de projetos, de campos diversos, segundo interesse dos gestores do módulo, para associação destes aos imóveis existentes no município, de fases diversas (Análise, Vistoria, Aprovação, etc).
24Gestão, Análise Estratégica e Decisão Estratégica
O Sistema permite análises a partir de gráficos disponibilizados no sistema e que possam ser exibidos em monitores ou televisores ou outras mídias de vídeo. Os gráficos para análises gerenciais podem ser visualizados pela internet através de conexão mínima pelos seguintes navegadores: Internet Explorer, Firefox Mozilla, Google Chrome e Safari.
25Controle Interno
O Sistema de Controle Interno tem como objetivo o controle dos processos de auditoria abertos pelo Controle Interno o seu acompanhamento, e permite atribuições de acesso a usuários através de senhas, permitindo a caracterização dos usuários.
É possível o cadastro das Instruções Normativas do Controle Interno, propiciando o cadastramento do check-list que servirá de base para as auditorias, baseado em grupos e itens, com a configuração da check-list, informando as respostas que são vinculadas a uma irregularidade, órgão, departamento ou setor a ser auditado.
26Medicina e Segurança do Trabalho
O Sistema de Medicina e Segurança do Trabalho tem como objetivo permitir todo o controle das ações desta área, controlando todos os atendimentos realizados pelo setor, permitindo a criação do laudo LTCAT, criação do programa PPRA, gerenciamento da ficha de EPI’s, gerenciamento de treinamentos, controle de tarefas de segurança do trabalho, controle de extintores, controle de acesso de usuários com possibilidade níveis de acesso diferenciados e relatórios de gerenciamento.